Homem Fotógrafo

Terry Richardson

É um polêmico fotógrafo que nasceu em Nova York no ano de 1965, costuma fotografar ensaios publicitários e de moda. Terry já fez ensaios para ilustres marcas de moda, como Gucci, Hugo Boss e Levi's, além de editorias para importantes revistas como Harper's Bazaar, GC, Sports Illustrated e Vogue. Em 2007, Terry produziu o livro “Rio, Cidade Maravilhosa”, em que fotografou brasileiros anônimos e famosos, entre eles, Cauã Reymond, Adriane Galisteu, Ricardo Tozzi, Danielle Winits, Luiza Brunet e sua filha Yasmin Brunet, que posaram juntas e nuas, em lugares característicos da cidade, como praias, favelas e bailes funks.

Annie Leibovitz

Nascida em 1949, é uma fotógrafa americana famosa pelas suas fotografias intimistas e ao mesmo tempo luxuosas. Em 1970 foi fotógrafa e editora de fotografia da revista Rolling Stone, sendo chefe de fotografia de 1973 a 1983. Na revista, Annie criou um conceito irreverente, tendo várias fotos importantes publicadas nas capas. Uma de suas fotos mais famosas e que foi capa da Rolling Stone, foi uma foto em que John Lennon aparece nu e abraçado com Yoko Ono, tirada poucas horas antes do assassinato de John. Outras fotos também ganharam destaque como a que a atriz Meryl Streep está com o rosto pintado de branco. Ainda na década de 1970, Annie Leibovitz foi convidada para ser a fotógrafa oficial da turnê da banda Rolling Stones. Em 1983, ela começou a participar da equipe da revista Vanity Fair, onde fez algumas de suas mais famosas fotografias com celebridades, como a da atriz Whoopi Goldberg em uma banheira cheia de leite, a da atriz Demi Moore nua e grávida, e outra de Demi Moore nua e com o corpo pintado com um terno. Leibovitz também trabalhou na equipe da revista americana Vogue, onde fez um ensaio da rainha da Inglaterra, Elizabeth II; a primeira capa com uma cantora negra na história da Vogue, com a foto da cantora Jennifer Hudson; e fografou a primeira dama dos Estados Unidos Michelle Obama para a capa da revista

Ansel Adams

Nascido em 1902, foi um grande fotógrafo do século XX e é considerado uma figura visionária na fotografia, além de um artista ativista, que desenvolvia, através da fotografia em preto e branco, um apelo para causa ambiental e o equilíbrio do homem com a natureza. Ele defendia a ideia de que um fotógrafo deve conhecer as técnicas, mas não se limitar a elas, desenvolvendo, assim, o máximo de sua criatividade e fugindo da automação. Uma de suas famosas frases é “Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos”.

Robert Capa

Nascido em 1913 na Húngria, foi um famoso fotógrafo de guerra que cobriu grandes conflitos do século XX como a Guerra Civil Espanhola, onde fez a tocante foto “A morte do soldado legalista” em 1936, a Segunda Guerra Sino Japonesa e a Segunda Guerra Mundial. Uma de suas famosas frases é “ Se suas fotos não são boas o suficiente, você não está perto o suficiente”.

Henry Cartier Bresson

Nascido em 1908, foi um dos grandes iniciantes do fotojornalismo na modernidade, era apelidado como “o olho do século”. No mundo inteiro as suas fotografias foram reproduzidas, ele comparava a fotografia com o desenho e dizia que nesta arte, existe o “momento decisivo”, que é o lugar certo na hora certa.

Richard Avedon

Se tornou conhecido por mudar o conceito de fotografia de moda. O fotógrafo passou a dirigir o modelo, a realizar o processo criativo através da foto e foi ele o responsável por tirar o modelo dos estúdios e levá-lo para as ruas.

Jr Duran

É um fotógrafo espanhol, nascido em 1952, e que mora no Brasil desde 1970. É especializado em moda e publicidade, já fotografou para as revistas Vogue e Elle, já fez campanhas para as marcas Embratel, Lojas Riachuelo, Motorola e Hering, e é um dos principais fotógrafos da revista Playboy, fazendo os ensaios da Flávia Alessandra, ex-bbb Tessália, Scheila Carvalho e Tiazinha. Duran conquistou sete Prêmios Abril de Jornalismo, e sua fotografia vem transcendendo e desviando-se um pouco do glamour para atingir desafios reais como a Guerra da Angola.

Oliviero Toscani

É um grande fotógrafo publicitário que teve seus trabalhos reconhecidos através dos célebres e polêmicos outdoors e catálogos da marca Benetton. Ele superou a fronteira da publicidade convencional e levou a sua linguagem através da força, do contraste, da cor, do impacto que por muitas vezes foram chocantes. Toscani, sempre provocou diferentes reações e críticas ao tentar misturar a linha existente entre a arte e a publicidade.

Sebastião Salgado

É um grande fotojornalista brasileiro reconhecido internacionalmente. As suas fotos têm características muito próprias, com uma premiada marca capaz de retratar contrastes sociais da realidade, motivando assim, a sensibilidade e o engajamento das pessoas para ajudar. Entre livros de sua autoria, destacam-se “Outras Américas (1986), Trabalhadores (1993) e Terra (1997). Em setembro de 2000, com o apoio das Nações Unidas e do Unicef, Sebastião Salgado montou uma exposição com 90 retratos de crianças desalojadas.

Autumn Sonnichesn

É uma fotógrafa americana que entrou no universo da fotografia ainda na adolescência. Aos 16 anos saiu de casa para morar na Califórnia, depois foi para Paris e em seguida para Berlim, onde trabalhou como assistente de um fotógrafo alemão. Morou ainda em Nova York, Paris, Cairo e Brasil, dominado assim vários idiomas. . Autumn chegou a estudar História da Arte mas não concluiu o curso. É conhecida por fotografar mulheres nuas de maneiras diferentes, com ar natural, sem ser posado e com muita sensualidade. No Brasil realizou trabalhos para as mais importantes revistas masculinas, como a Playboy e a Trip.

Bob Wolfenson

É um renomado fotógrafo brasileiro nascido em 1954, começou a sua carreira com apenas 16 anos como assistente de fotografia na Editora Abril, onde ficou até os 20 anos e depois passou a trabalhar como freelancer. No final da década de 1970, cursou Ciências Socias e montou seu primeiro estúdio. Em 1982, foi para Nova York onde trabalhou como assistente do fotógrafo Bill King; ainda na década de 1980 voltou para o Brasil e sua carreira tomou nova direção, fazendo vários editorias de moda e para revistas. Wolfenson também já foi responsável por vários ensaios nus da revista Playboy, como de Ângela Viera, Fernanda Young e Carol Castro.

Luis Crispino

É um fotógrafo brasileiro famoso pelos seus ensaios publicitários e editorias para revistas e de moda. Como a maioria dos fotógrafos, Luis Crispino começou como assistente de fotografia e só após algum tempo adquiriu experiência e montou seu próprio estúdio. Crispino já fez ensaios de publicidade para marcas famosas, como Seda, Lux, Nivea e Biocolor e costuma fotografar ensaios nus para revista Playboy, como de Karina Bacchi, ex-BBB Josy com a primeira capa preta e branca da história da Playboy, ex-BBB Jaqueline Khruy e a ex-BBB Lia.

 

Tratamento de Fotos <<-- Fotógrafos Famosos -->> Revistas de Fotografia