Câmera Analógica

Câmera Profissional

A fotografia é o resultado de um fenômeno de natureza química (confira informações sobre elementos químicos) e física, a imagem se forma sobre um material que reage à luz incidente, para a fotografia analógica o material são os sais de prata e para fotografia analógica, impulsos elétricos sobre pixels. A luz refletida do assunto fotografado é levada para o filme ou cartão magnético por uma objetiva por uma ou mais lentes, através da abertura do diafragma em um certo tempo.

O filme fotográfico é constituído por uma base plástica, flexível e transparente, na qual é depositada uma emulsão fotográfica formada por uma fina camada de gelatina com cristais de sais de prata (haletos de prata) sensíveis à luz. Esses podem ser do tipo Filme Reversível ou Filme Negativo.

Na câmera analógica, a qualidade da foto está relacionada com a qualidade das lentes e da própria película. Além disso, ela possui zoom óptico que possui a capacidade de ampliar de forma real uma imagem, como funcionaria um binóculo.

Câmera Digital

A câmera ou câmara digital revolucionou o processo de captura de imagens, contribuindo para a popularização da fotografia. Ao invés de utilizar filmes, a câmara digital registra as imagens através de um sensor que pode ser dos tipos CCD ou CMOS armazenando as imagens em um cartão de memória. O CCD é composto por um painel com milhares de diodos sensíveis à luz, cada um mede a quantidade de luz (fótons) que incide e a converte em cargas elétricas (elétrons). Desse medo, uma imagem com muito brilho possui alta carga elétrica e uma imagem escura, baixa carga elétrica.

A característica mais explorada pelos fabricantes de câmeras digitais é a resolução, medida em megapixels. A princípio, quanto mais megapixels, melhor a qualidade da foto, pois o seu tamanho será maior, permitindo ampliações sem perder a qualidade; porém, a qualidade não depende apenas da resolução, mas de todo conjunto que forma a câmara digital. Para uma boa fotografia recomenda-se uma resolução de 1200x1600 pixels ou o máximo que a sua câmera permitir.

Estas imagens podem ser visualizadas imediatamente, podendo ser apagadas, prevenindo o erro na hora. Além disso, as fotos podem editadas posteriormente, serem transferidas online ou reveladas. Outra vantagem é a grande capacidade de armazenamento proporcionada pelo cartão de memória, sendo bem mais econômico do que as películas.

Uma boa dica para evitar fotos tremidas ou desfocadas em câmeras digitais é pressionar o botão de disparo antes de bater a foto para que a câmera realize a focagem automática e só depois pressionar o botão até o fim. Em relação ao zoom digital, é preciso cuidado, pois essa função aumenta os pixels, podendo acarretar em uma perda de resolução.

A fotografia digital é constituída por milhões de pequenos pontos de cor, chamados de pixels (picture elements) ou elementos da imagem, que de tão unidos se combinam e se transformam em tons suaves e contínuos. Elas podem ser captadas diretamente da câmera digital ou digitalizadas pelo computador. O computador e a impressora utilizam desses pixels minúsculos para visualização ou impressão da imagem.

Cartão de Memória

Cartão de Memória

Conforme falado anteriormente, as câmeras digitais gravam as informações, imagens ou filmes, em sua memória interna ou no cartão de memória, mas atualmente todas as câmeras permitem a expansão através de cartões de memória, que permitem o armazenamento de uma quantidade de dados muito maior. Esses cartões de memória podem ser de diversos tipos, sendo os mais comuns listados abaixo.

Cartão Memory Stick

Utilizado apenas pelas câmeras e outros equipamentos da Sony com dimensões de 50 mm x 21,5 mm x 2,8 mm. Hoje é mais comum encontrar modelos que usam variações do Memory Stick com menores dimensões, como o Cartão Memory Stick Duo e o Cartão Memory Stick Micro M2. Já existem modelos com capacidade até 16Gb e variações em relação à velocidade de leitura dessas memória como o Memory Stick Pro, Memory Stick Pro-HG, Memory Stick Mark 2.

Cartão Secure Digital Card (SD)

Um dos mais populares do mercado, são utilizados pela grande maioria dos fabricantes de câmeras digitais, tais como Kodak, Samsung, Panasonic, Casio, Canon, Fuji e Nikon, já existindo algumas compatíveis apenas com o padrão MicroSD. Um dos diferenciais desse cartão é um controle de direitos autorais que permite travar, impedindo o apagamento das fotos. Tanto o cartão SD quanto o Micro SD, já tem variações HC (High Capacity), com MicroSDHC e SDHC com capacidades de até 32Gb.

Cartão xD Picture Card

Desenvolvido pelas marcas Olympus, Fujifilm, Toshiba e Samsung. Devido à baixa popularidade e ao alto custo dos Cartões xD, as câmeras Olympus mais recentes passaram a incluir um adaptador de MicroSD para xD, tornando-as também compatível esses cartões.

Existem outras variedades de cartões de memória hoje menos comuns, como o Compact Flash, presente sobretudo nas câmeras profissionais mais antigas, o Cartão MMC (MultiMedia Card) e os cartões SmartCard.

Câmeras Compactas

São as mais vendidas e comuns do mercado, unindo bom preço e praticidade, elas satisfazem a necessidade da maioria das pessoas de fotografar e registar o momento sem precisar dominar técnicas específicas.

O zoom das câmeras compactas costumam ser três vezes a cinco vezes (3x a 5x) superior ao ângulo de abertura e resolução de até X megapixels. Geralmente possuem focagem e exposição automáticas e alguns modelos mais versáteis permite a regulagem de abertura e velocidade do obturador.

Dentro da categoria ainda existem as câmeras ultra-compactas, que por serem bem menores são mais caras. Elas possuem sensores pequenos e lentes que costumam oferecer um zoom até de 3 ou 4 vezes.

Câmeras Bridge

Está na categoria entre as amadoras e profissionais, possuindo alguns recursos reguláveis como ISO e White Balance, além de um zoom mais potente do que das câmeras compactas e a possibilidade de encaixar outros acessórios com flaches externos e lentes. Algumas possuem telas de LCD que se movimentam para focalizar o assunto sem que para isso a câmera esteja junto ao corpo.

Câmeras DSLR ou Reflex

O sistema das câmeras Reflex se assemelha muito com o da câmera analógica, de modo que o filme fotográfico desta funciona como o sensor daquela. Isso permite ao fotógrafo maior precisão, pois a imagem visualizada no visor óptico vem da lente e é refletida internamente por um sistema de espelhos, diferente das câmeras compactas, que utilizam um visor de imagem separado da lente.

As câmeras DSLR permitem, ainda, a troca das lentes e objetivas específicas, além de focagem manual ou automática, conferindo ao fotógrafo maior liberdade em controlar o resultado final, atendendo, assim, os mais exigentes e entendedores da fotografia. O seu preço pode variar de R$ 2000, 00 a R$ 15000,00 reais.