Fotojornalismo

Mulher Fotógrafa

O termo “fotojornalismo” surgiu nas primeiras décadas do século XX com o desenvolvimento das revistas ilustradas que integravam foto e texto, essas tiveram seu ápice na Alemanha em 1930. O fotojornalismo é um ramo da Fotografia cujo o objetivo é passar uma informação clara e concisa, através da imagem fotografada. O jornal Daily Herald, em Nova Iorque, foi o primeiro veículo de comunicação a publicar uma imagem, em 1880, buscando atrair a atenção dos leitores.

A forma que o fotógrafo escolhe para tirar a foto é determinante tanto para transmitir uma informação precisa como para mostrar uma outra visão da realidade. Essa forma de fotografar está diretamente ligada ao ângulo de visão do fotógrafo jornalista e ao enquadramento, ou seja, o que ele deve restringir e delimitar para expressar algo. Outro termo utilizado nessa área é o da “visão periférica” que é a sensibilidade e a capacidade de perceber algo que está fora do foco principal e que nem sempre é publicado.

Uma boa fotografia permite chamar a atenção para o conteúdo publicado, comprovar algo, chocar, informar e dizer muitas coisas rapidamente, transmitindo ao leitor a sensação de poder vivenciar e entender a notícia com mais clareza. Mas para isso, o fotojornalista deve se ater a alguns princípios básicos como a originalidade, intuição, persistência e a informação relevante, pautadas sobretudo, pela ética.

Gêneros da Foto Jornalística

A finalidade principal da fotografia jornalística é informar, mas ela ainda pode ser classificada em:

Fotonotícia: Quando a foto tem alto teor informativo e consegue, independente da noticia, comunicar o fato.

Fotossequência: Quando agrega imagens que possui uma sequência lógica para o entendimento, mostrando a cena com pequenos cortes, funcionando como uma animação.

Fotorreportagem: É um gênero prestigiado, cujo o conjunto de fotos forma uma narrativa ou quando uma série de fotos são construídas em torno de um tema específico, como o ensaio fotográfico.

Há autores que também consideram alguns subgêneros como a foto de perfil, que possui um um enfoque que reforça alguma característica do entrevistado; fotografia de entrevista que é usada para assegurar ou ampliar a informação, trabalhando para a finalidade da matéria jornalística; A fotografia jornalística ainda pode ser classificada como foto simbólica quando a imagem não tem somente a capacidade de informação imediata e constitui-se em uma construção simbólica de uma realidade, ou como elemento comparativo de situações e debates sociais; ou ter valor de opinião, quando representa por si só ou pela edição, significados de crítica ou comentário, expressando sentimento ou ironia, por exemplo.

Prêmio Esso de Fotografia

O Prêmio Esso de Fotografia é uma das categorias do Prêmio Esso de Jornalismo, conhecido como o programa brasileiro de reconhecimento dos méritos dos profissional de imprensa de maior importância. Esses prêmios de jornalismo são concedidos aos melhores trabalhos publicados em cada categoria, conforme avaliação feita por comissões integradas exclusivamente por jornalistas renomados ou profissionais de comunicação.

Assim como a maioria das demais categorias, um grupo de jurados elege as cinco melhores fotografias dentre as inscritas. Diferente das demais, nessa categoria uma ampla gama de fotógrafos de experiência comprovada vota pela internet para escolher a foto vencedora que recebe um diploma e R$ 10 mil.

Foto Publicitária

A fotografia como imagem utilizada para a apresentação de produtos e serviços é de extrema importância para os negócios. Os empreendedores e agentes de marketing estão cada vez mais preocupados com a repercussão que uma imagem pode ter sobre determinado produto para seus clientes, pois ela fornece a aparência do produto, seu design e identificação e muitas vezes a confiança no que o produto pode oferecer.

É nessa linha que se encaixa a fotografia publicitária, produzida para vender um produto, um serviço ou propagar uma ideia. A concepção da imagem desejada é esboçada pelo profissional de direção de arte de acordo com a peça a ser produzida e com a ideia que se deseja transmitir, que por sua vez segue o briefing, um roteiro de ação. É com base nesses parâmetros que o fotógrafo publicitário vai escolher a melhor produção com os melhores modelos, o melhor cenário e a melhor cena.

Dessa forma, antes de serem realizadas as seções fotográficas, existe por traz todo um planejamento que envolve o tipo de anúncio a ser veiculado e o tipo de mídia utilizada no anúncio. As fotos publicitárias podem se destinar tanto para mídias impressas (jornal, revista, outdoor, bussdoor, cartazes e folhetos) ou mídias audiovisual (televisão ou internet).

Abrafoto

A Abrafoto (Associação Brasileira dos Fotógrafos de Publicidade) foi criada no ano de 1985 por um grupo de fotógrafos pela necessidade de estabelecer princípios éticos e profissionais no mercado. Desde então, a associação trabalha em benefício de toda a classe como uma entidade civil, sem fins lucrativos ou políticos, destinada exclusivamente a zelar pelos interesses coletivos, morais, culturais e materiais dos profissionais e empresas dedicados à produção de fotografia para publicidade.

A prestação de serviços aos associados da Abrafoto inclui a assessoria jurídica na área de direitos autorais, o impresso oficial Orçamento Padrão, um banco de informações com acesso exclusivo aos associados, convênios especiais com descontos exclusivos aos associados, participação em eventos ligados à fotografia.

Fotografia de Moda

Fotografia Moda Mulher

A fotografia de moda, assim como a fotografia publicitária e o fotojornalismo, requer atenção especial, o fotógrafo que trabalha com moda precisa dominar técnicas específicas para conseguir um bom resultado. Para fotografar um desfile de passarela, por exemplo, é necessário uma fotografia bem técnica, tipo fotorreportagem, a maior preocupação é fazer uma foto com foco e nitidez, também é indispensável o fotógrafo conseguir um bom lugar no pit (lugar reservado para fotógrafos durante o desfile), e saber com o diretor do desfile qual luz será usada, para já saber quais técnicas terá que utilizar para obter uma boa imagem.

Fotografar catálogos de moda é mais simples, o fotógrafo participa de uma reunião com estilista, stylist e cenógrafo para saber qual imagem terá que passar, as fotografias são feitas em estúdio ou externa, podendo usar a luz e as técnicas que achar mais apropriadas. Fotografar um editorial de moda para uma revista é outro trabalho importante para fotógrafos de moda, o fotógrafo recebe um briefing, vê as modelos, as roupas, se as fotos serão feitas em estúdio ou externa, e assim determina qual técnica e luz será usada.

Paparazzi

O termo de origem italiana surgiu do cinema em 1960 no filme “La Dolce Vita” onde um jornalista era acompanhado por um fotógrafo que possuía o sobrenome Paparazzo. O termo veio para dar nome aos repórteres que fotografavam celebridades sem nenhum tipo de autorização destas, expondo em público escândalos ou até mesmo acontecimentos da vida cotidiana desses famosos. Após terem estas fotografias em mãos, os paparazzi costumam vendê-las para algum veículo de comunicação, podendo chegar a valores altíssimos, em função da fama da celebridade ou da situação da foto. Por essa atitude, os paparazzo são considerados inconvenientes e costumam ser alvos de frequentes críticas.

Um dos mais antigos paparazzi brasileiros é Carlos Sadicoff, que começou a carreira como fotógrafo de celebridades durante a década de 1980. Algumas fotos de Carlos Sadicoff já foram reproduzidas em famosos jornais estrangeiros, com destaque para o "The Sun" e "Daily Mirror". Um dos casos mais polêmicos da história dos Pappazzi foi a perseguição que resultou no acidente e morte da Princesa Diana (Lady Di), seu namorado Dodi al Fayed e o motorista em 31 de agosto de 1997 no túnel de l'Alma em Paris.