Foto Preto Branco Paisagem

Desde o surgimento dos computadores, a tecnologia tem agido a serviço das mídias, auxiliando e potencializando o seu trabalho. A evolução da tecnologia permitiu que ela estivesse cada vez mais presente e interferisse cada vez mais nas produções artísticas, jornalísticas e publicitárias.

Nos últimos anos, o grande avanço nessa área ocorreu com a edição de imagens e edição de vídeos. Utilizando ferramentas e programas, com destaque para o popular Adobe Photoshop, é possível conseguir desde cortes e efeitos até uma total transformação e correção da imagem original. O software permite o retoque de uma imagem, a aplicação de estilos especiais, o ajuste de cores e contém ferramentas para produzir uma arte do zero. A cada nova versão, o programa inova com mais recursos, como se competisse com ele mesmo.

Embora exista uma infinidade de recursos disponíveis, é necessário saber equilibrá-los para não tornar a foto artificial, cuidando das sombras e da luz. Uma das ferramentas mais utilizadas para manipulação de imagens em revistas é copiar trechos da imagem sobre outra, permitindo copiar pedaços perfeitos de pele sobre áreas com imperfeições. Para manter o ar natural da foto, principalmente em locais que demandam mais cuidado e precisão, uma boa dica é usar o carimbo com uma baixa opacidade.

Há vários tutoriais na internet e cursos presenciais e online que ensinam técnicas de tratamento de imagens digitais. Nesses cursos, são abordados os formatos de arquivos de imagens, os padrões de cores, o uso de camadas, a correção de contraste, brilho, saturação e foco; montagem fotográfica; redimensionamento de imagens; maquiagem digital; imagens vetorizadas; finalização para impressão, entre outros.

Manipulação de Imagens

Manipular imagens e vídeos com o objetivo de obter o conteúdo “ideal” se tornou etapa obrigatória nas produções para qualquer mídia, que acabou encontrando também a indústria da moda, o mundo das celebridades e a vontade de ditar ao público um padrão de beleza, com tudo da forma mais bela e perfeita possível.

A euforia em torno da facilidade de se obter a forma perfeita e o uso exagerado dessas ferramentas acabou gerando muitas críticas, sendo vista também como uma forma de mascarar o real. Pessoas sempre jovens, corpos simétricos, mulheres sempre no peso ideal e rosto perfeito, livre de rugas, manchas no rosto ou imperfeições. Tudo passou a ser facilmente obtido com o auxílio dos tratamentos estéticos, produtos de beleza e, é claro, com a manipulação das imagens. Algumas empresas aproveitaram essas críticas para fazer propagandas divulgando que o real, o imperfeito também tem sua beleza, mas são minoria dentro de um meio onde manipular imagens é a ordem.

Mas o que é importante nessas experiências? Qual é o limite para a manipulação? Essas são as questões mais debatidas na atualidade, até onde o tratamento de imagem pode ser utilizado "a serviço do bem", com o objetivo de passar uma informação de forma mais clara; e quando ela começa a ser prejudicial, mascarando a realidade e propagando padrões.