A fotografia é uma forma de comunicar, através de um modo de ver e observar do fotógrafo, que é transmitido na imagem. Uma boa fotografia é a junção da arte com algumas regras básicas. Confira aqui alguns passos e técnicas utilizadas pelos fotógrafos:

Luz Amanhecer

Regra dos Terços

A Regra dos Terços é uma técnica que auxilía o fotógrafo na hora de enquadrar uma paisagem para foto. Segundo a regra, ao compor um enquadramento, o fotógrafo deve dividir a imagem em 9 partes iguais, funciona como desenhar mentalmente um “jogo da velha” sobre a imagem.

Dessa forma, os pontos mais importantes de sua foto devem ficar em algum dos 4 pontos de cruzamento das linhas desenhadas, localizadas no centro. Por isso, é importante antes de tirar a foto escolher o que deve estar em evidência, e assim definir o que vai aparecer nas bolinhas, ou seja, nos pontos de convergência.

Em fotos de paisagem, que tende a ser mais horizontal, deve-se concentrar nas próprias linhas do terço, para, assim, capturar a imagem da melhor forma. É importante ressaltar que para toda regra há exceções, por isso o melhor é dominar a regrar para saber quando usá-la.

Ângulo Visual

A amplitude que pode ser registrada por determinada objetiva em função de sua distância focal. Quanto maior for essa distância, menor será o ângulo visual, e maior será o seu poder de aproximação.

Enquadramento

É a melhor forma de chamar atenção para algo através da fotografia, pois é através dele que o fotógrafo determina o que quer restringir, delimitar e enfatizar, evitando fundos e coisas que possam desviar a atenção para o foco da imagem. O zoom é um bom aliado para enquadrar a imagem.

Algumas dicas podem ajudar na hora do enquadramento, de acordo com o tipo de foto. Para uma foto de corpo, por exemplo, o melhor é cortar o corpo entre as articulações. Para fotos de rosto, o melhor é não cortar a cabeça na altura da boca e nem dos olhos. Para recortes de uma cena, uma ótima dica é cortar os objetos que estão no canto da foto dando a impressão de infinitude, ou seja, de que o cenário continua fora da imagem.

Profundidade de Campo

A profundidade de campo determina o que vamos focar e deixar nítido e o que vamos desfocar, ou seja, colocar em segundo plano. Para esse controle devemos levar em conta alguns fatores. Primeiro devemos determinar a distância que queremos ficar da câmera ao assunto, de modo que, quanto mais longe estamos do assunto, maior é a profundidade de campo, e vice-versa. Também temos de considerar o diâmetro da abertura, pois quanto menor for a abertura, maior será a profundidade de campo, e vice-versa. Além disso, para aumentar a profundidade de campo é necessário utilizar uma objectiva grande-angular ou afastar-se do assunto com o uso do zoom, e vice-versa.

Luz na Fotografia

Luz AmanhecerFotografia significa escrever com a luz, esta é o elemento mais importante da fotografia. A luz pode ser direta ou dura, como nos dias ensolarados, ou difusa, como nos dias nublados. A luz difusa é suave enquanto a luz direta gera mais sombras, marca linhas e massas, dando a sensação de maior volume para a imagem. A posição do fotógrafo em relação a luz é um recurso relevante para uma boa foto, o mais recomendado é o fotógrafo ficar de costas para a fonte principal de luz.

Flash Fotográfico

Esse instrumento dispara luz em sincronia com a abertura do obturador. O flash costuma ser utilizado em situações de pouca luz ou mesmo com bastante luz com o efeito de compensação ou para preencher áreas de sombra, evitando o contraste exagerado. Na maioria das câmeras o flash só alcança de 3 a 4,5 m, se o objeto estiver mais distante, utiliza-se uma segunda fonte de luz ou um flash externo que é incorporado à câmera.