Lentes na Câmera Fotográfica

Lente Câmera

As lentes são elementos ópticos, que podem ser feitas de vidro ou de plástico e têm a capacidade de dirigir ou desviar os raios de luz.

Lentes Convergentes

Também chamadas de positivas, essas lentes encaminham os raios de luz para um ponto central. Quanto mais espessa e curva for a superfície da lente, maior será a sua capacidade de poder desviar a luz. Isto se mede pela sua distância focal, que é a distância do centro da lente até o ponto em que convergem os raios paralelos nelas incidentes. Quanto menor tiver a distância focal da lente, mais desviada será a luz.

Lentes Divergentes

Também chamadas de negativas, desviam os raios de luz a partir de um ponto central para um ângulo mais aberto. A intenção da lente é desviar os raios de luz. Elas podem ser utilizadas com o intuito de ampliar ou reduzir a imagem.

Objetivas

São elementos muito importantes na câmera, porque elas aumentam a nitidez e permitem o uso de grandes aberturas do diafragma. Nas objetivas simples encontramos apenas uma lente e nas objetivas de melhor qualidade encontramos mais elementos ópticos.

Quando se realiza uma fotografia, a luz entra na câmera em um instante e passa primeiro pela objetiva, esta, se encontra composta por lentes situadas uma depois da outra em uma ordem bem definida. As objetivas fotográficas podem cobrir ângulos de campo que vão desde os 5 aos 180 graus e se classificam em função do seu ângulo de campo como Normais com ângulo de 45 graus, teleobjetivas com ângulo inferior aos 45 graus e Grande Angulares com ângulo superior aos 45 graus.

Ampliador

É um aparelho que ilumina o negativo com luz concentrada e dirigida por lentes condensadoras colocadas entre a fonte de luz e o negativo. A luz projetada no papel fotográfico vai calibrar a intensidade com que as cores entram na foto, sensibilizando o papel que depois será revelado.

Balanço de Branco

Balanço do branco se refere aos ajustes efetuados para se obter imagens com fidelidade de cores próxima à real. O balanço de cores é efetuado antes da execução da fotografia, sendo feito automaticamente na maior parte das câmeras digitais.

Blur

Também conhecido como desfoque ou efeito borrão, o blur se refere às áreas fora de foco e distorcidas, produzidas por lentes fotográficas. Diferentes desfoques de lentes produzem efeitos estéticos separados em fundos desfocados, que são bastante utilizados para enfatizar o assunto primário.

Dupla exposição

Também conhecida como múltipla exposição, a técnica consiste em expor um negativo múltiplas vezes e para isso, são usados alguns controles específicos da câmera, que irão obter imagens sobrepostas. Alguns fotógrafos fazem uso desse recurso com o objetivo de produzir imagens com caráter surrealista.

Revelação Fotográfica

Filme Fotográfico

Transformação da imagem do filme em imagem visÍvel por um processo que envolve elementos químicos. O processo consiste na sensibilização dos cristais de prata contidos na emulsão fotográfica que sofrem alterações se transformando em prata metálica. O processo químico é influenciado por fatores como a concentração ou diluição do agente, a temperatura, a agitação e o t tempo da reação.

Estereoscopia

Fenômeno que ocorre quando uma pessoa observa uma cena e ocorre a simulação de duas imagens que são projetadas em pontos de observação ligeiramente diferentes. Nessas situações, o cérebro funde as imagens, obtendo informações quanto à profundidade, distância, posição e tamanho dos objetos, dando uma sensação de visão tridimensional. Com o uso da Estereoscopia é possível produzir as Cartas Topográficas.

Exposímetro

É um fotômetro usado fotografia. Ele indica o valor de exposição adequado ao medir que envolve o objeto a ser fotografado. Os fotômetros mais modernos são conhecidos como flash meters, sendo capazes de medir o fluxo luminoso de flashes de luz de alta intensidade e com duração de milésimos de segundo.

Filtro fotográfico

São acessórios para as câmeras fotográficas, que acoplados à lente possibilitam a manipulação das cores e a obtenção de efeitos de luz. Esses filtros podem ser de gelatina, plástico, vidro ou cristal. Além da obtenção de efeitos, certas situações exigem o uso dos filtros, como fotografias a mais de 2 mil metros de altitude, fotografia à sombra tirada ao meio-dia, fotografia à contra-luz com sol baixo e quando há reflexos indesejáveis.

HDR

A sigla vem do inglês High Dynamic Range, ou Grande Alcance Dinâmico em português, e corresponde aos métodos utilizados em fotografias, na produção gráfica e na manipulação de imagens de forma geral com o objetivo de alargar o alcance dinâmico, o espaço entre as áreas mais escuras e mais claras da imagem. Essa técnica é usada com o objetivo de representar fielmente tanto as áreas mais claras quanto as sombras; e para isso costumam ser utilizados diferentes tempos de exposição numa série de fotografias.

Macrofotografia

Normalmente conhecida apenas como Macro, consiste na fotografia de pequenos detalhes que normalmente são pouco perceptíveis ao olho humano. Para maior impacto visual, costumam ser usadas lentes macro especiais para a captura dessas imagens, além de serem exibidas em tamanho bastante ampliado.

Modo de exposição

O modo de exposição vai abranger o modo de fotografia e o modo de cena, e esá relacionado à capacidade da câmera digital em ser operada manualmente ou ajustada automaticamente com base em certo tipo de cena ou para obter o efeito desejado. O modo manual é uma opção disponível quase exclusivamente em profissionais, enquanto que os modos de cena estão disponíveis principalmente nas compactas.

Projetor de Slide

É um aparelho utilizado para projetar fotos em transparência no formato de 35mm, chamadas de slides, em um anteparo. O equipamento utiliza uma fonte de luz que atravessa o slide e um conjunto de lentes que ampliam a imagem e a projeta.

Valor de exposição

Também conhecido como EV, o valor de exposição é o resultado das possíveis combinações entre velocidade de obturação e abertura do diafragma que resultam em uma mesma exposição. A escala em EV é decimal, com cada unidade correspondendo a um "ponto" fotográfico e o aumento de valor nessa escala EV significa uma exposição em dobro. O ponto de fixação do EV depende da sensibilidade ISO considerada, mas geralmente está associado ao ISO 100 em que o ponto 0 do EV corresponde a uma abertura f/ 1.0 à velocidade 1 s.